14/06/2.010 – VIRGEN DEL CAMIÑO – HOSPITAL DE ÓRBIGO
Ao chegar ao albergue, antes do meio dia, lojas açougues, supermercados abertos, só o albergue fechado. Tempo muito bom, sol a pino, de sandálias nos pés e coma bolhas se bronzeando, resolvi fazer um churrasco para os meus amigos espanhóis e me pus a fazer compras, carvão, carne – bistecão de boi, lingüiça, pimentão e aspargos, tomates, me esqueci das cebolas, maionese , atum em lata e três garrafas de vinho - de RIOJA claro.
FOTO JARDIM DO ALBERGUE DE HOSPITAL DE ORBIDOS
No albergue não havia churrasqueira então o jeito foi improvisar – dois blocos , uma grade de geladeira toda enferrujada – que ajeitei com bucha e sabão e pronto, só faltava acender o carvão e chamuscar a grelha.
FOTO CHURRASCO NA IMPROVISADA CHURRASQUEIRA NO ALBERGUE DE H. ORBIDOS
Não esqueci o sal grosso ,mas não me lembrei do álcool nem do fósforo.
O carvão espanhol é de lenha nativa e portanto um pouco mais difícil de quebrar e de pegar fogo, mas quando o faz o mantém por muito tempo, e também tem os palpites que a princípio você aceita mas depois a experiência faz com que você os descarte.
Não vi ainda cara mais espantada do que a dos peregrinos espanhóis, alemães e franceses e da hospitaleira quando acendi a churrasqueira, não como uma garrafa de cerveja, mas com um litro de vinho enrolada num jornal velho.
FOTO MIRANTE NO CAMINHO ANTES DE CHEGAR A HOSPITAL DE ORBIDO,DA MINHA CAMA NO ALBERGUE E DE UMA ESTÁTUA NO CAMINHO.
Por falta de picanha, chuleta com osso, com um centímetro de espessura bem cortada pelo CARNICERO CARLOS - lembrei do Carlão que agora está na Gerais – sal oceânico grosso para temperar e mais nada. Nenhum deles entendeu porque só sal e naquela quantidade , mas que ficou maravilhoso, de tirar elogios de argentino em Mendonça.
Fotos com todos, ao lado da churrasqueira, operando LOS CHULETONES , tomando vinho, convidamos a hospitaleira para o almoço , a princípio recusou por ter compromisso de almoçar com o padre, depois, pouco a pouco foi se chegando com um Tupeware, uns poucos pedaços de carne congelada, que dispensamos com cortesia pois havia muita carne para todos , e daqui a pouco estava ela levando ao dois chuletões e depois na maior intimidade conversando conosco com um copo de vinho nas mãos.Foi ótimo...
Depois o LUCIO me ajudou com as minhas bolhas e me fez uma massagem nos pés , que retribuí e nos tornamos amigos de sangue, sem a necessidade do cigano ritual de cortar os braços,.
A simplicidade do churrasco, o gosto da carne amplificado pelo grosso sal oceânico, e pelo saboroso Vinho de RIOJA - em cinco garrafas – que companhia dos peregrinos fez inesquecível mesmo para mim acostumado aos dominicais churrascos do Brasil doravante , sempre que fizer churrasco me lembrarei desse dia
Ao grupo de espanhóis se juntou mais dois JUANS – um e Barcelona – verdadeira máquina de caminhar e outro de SARAGOZA que sempre acorda mais tarde mas que todo dia nos encontra nos albergues do caminho.
DÉCIMO OITAVO DIA PARTE II
As amizades que se formam no caminho pavimentam a estrada que mirávamos no passado, são amigos de ocasião, companheiros de verão, nem todos, alguns, como Lucio, Jesus e Jose serão eternos pois sei que apesar da distância eu poderei contar com eles estejam onde estiver.
Em todo albergue procuro ajudar alguém que nunca vi, hoje o Lúcio foi uma exceção que só confirma a regra, e já vejo em todos eles a ampliação do espírito peregrino sendo comum em todos eles o fraterno abraço brasileiro e a ajuda mútua, tanto que o LUCIO tem ajudado JOSE com suas imensas bolhas – digna de uma foto específica – mostrando a sola do pé reforçada com um pano de pia amarelo – tão doloridas que hoje pensando em como ajudá-lo lhe dei as minhas palmilhas de silicone, que havia comprado em ESTELLA, e que ele com um imenso sorriso aceitou, eu fiquei feliz por ter ajudado a resolver um problema e ele também pois eram do tamanho exato dos seus pés.
Falei com a Lourdes , ela chega dia 26 em Santiago, se der eu lhe farei uma surpresa ao chegar ao aeroporto, pouco a pouco confirmo o horário do vôo . Ela ficará contente e eu mais ainda em fazê-la feliz.
FOTO QUASE TOCANDO AS NUVENS ANTES DE CHEGAR A HOSPITAL DE ORBIDOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário