02/06/2.010- SOSUN- LOGROÑO
Ontem à noite para afastar as bruxas dos meus pensamentos e os duendes da minha memória li um livro sobre os melhores vinhos de Espanha – dentre eles o FAUSTINO e o GRACIANO da Vinícola IJALBA este último com 100% de uva GRACIANO, se conseguir marcar um encontro com ele regarei minha alma com os seus espíritos e me entregarei aos braços de Baco desejando a todos uma vida cheia de sonhos para viver.
FOTO PLACA INDICANDO O LONGO CAMINHO ASFALTADO DA ENTRADA DE LOGROÑO
Juntando o ganho de ontem com o de hoje pela manhã com o planejado para a manhã que se anuncia um dia a menos na caminhada e um novo planejamento se fará necessário.
Acordei com o canto dos galos de SOSUN, talvez chorando a ausência dos que estiveram presentes no almoço e no jantar de ontem à noite, e as 5 da manhã já estava solitário no caminho, o que é muito bom pois nos permite reordenar as idéias, colocar os sentidos em alerta, os pensamentos em dia e reduzir a distancia que nos aproxima de Deus. Bom também para agradecer as graças recebidas e reiterar os pedidos para as anda não realizadas.
Em LOGROÑO reencontrei LÚCIO – JESUS- JUAN e JOSÉ e no caminho me cansei de tanta plantação de uva , da variedade TEMPRANILLO que aqui na região da RIOJA é muitíssimo comum o que só me animou ainda mais a provar a qualidade de seus vinhos
Falei com o RAFA pois a Lourdes embarcou para Montevidéu .
OITAVO DIA PARTE II
Reencontrei no caminho LUCA e com ele dividi a FILOSOFIA DA MÃO e da sua praticidade para estabelecer objetivos equilibrados entre dinheiro, conhecimento, saúde, família e religião, contei da experiência pessoal que tivemos eu a Lourdes e os meninos quando vivemos na Bahia e dos resultados práticos na BR quando incorporamos os sua metodologia para estabelecermos a VISÃO DE FUTURO na implantação da ISO.9000 nos processos de distribuição de derivados de petróleo.
A mão nos permite visualizar os objetivos pessoais mas também pode ser adaptada para se estabelecer os objetivos para uma empresa.
Toda empresa deve ter objetivos com relação ao LUCRO e à RENTABILIDADE e esses estão relacionados com o polegar.
Para o indicador , objetivos relacionados ao Conhecimento e o que é conhecimento para uma empresa. TECNOLOGIA . Uma empresa deve traçar objetivos claros com relação à sua TECNOLOGIA, o domínio e à melhoria de seus processos
Alem de dinheiro e conhecimento precisamos ter saúde. O que é saúde para uma empresa? Pergunta interessante e que um financista e um banqueiro responderiam que saúde é fluxo de caixa positivo. Nada disso. Saúde para um empresa é CONTROLE . Sem controle uma empresa pode apresentar balancetes maravilhosos e totalmente falsos.Uma empresa sem controle pode até dominar o mercado, ter gráficos de venda que furam parede, mas com custos estratosféricos pode estar rumando acelerado para a falência.
Saúde é portanto controle e uma empresa deve ter objetivos claros para a melhoria dos seus controles.
E família o que é família para uma empresa?
Fácil família são seus empregados.
Errado. Família não se restringe sómente aos seus empregados.
São seus empregados sim,mas também são seus fornecedores, seus acionistas, a comunidade onde está inserida e principalmente seus clientes.
E Deus ? O que é Deus para uma empresa ?
Deus traduz o que a empresa acredita.
Deus para uma empresa é ÉTICA.
Então uma empresa deve estabelecer uma Visão de Futuro e nela deve traçar objetivos claros e específicos para:
1. LUCRO
2. TECNOLOGIA
3. CONTROLE
4. CLIENTES, FORNECEDORES, COMUNIDADE E EMPREGADOS
5. ÉTICA.
Piadas à parte costumo dizer que a Mãos serve para traçar objetivos claros para uma família, para uma empresa também serve para também um país , e a mensagem fica bastante clara com o exemplo do Brasil, um país governado , não por acaso, sem ÉTICA.
OITAVO DIA PARTE III
Visitamos a IGREJA de EUNATE, das mais antigas do caminho, de uma simplicidade e de uma energia , emocionante, recuperamo-nos das dores dos pés e das pernas e pegamos novamente a rota agora com o sol de meio dia que nos fazia suar em bicas .
Anteontem à noite o BARCELONA, nos orientou a procurar a CALLE LAUREL uma rua – única em todo o mundo - onde todos os estabelecimentos, todas as lojas, são CASAS DE TAPAS, no caminho uma casa de vinhos onde nos três nos encontramos, eu, o vinho e a vontade de provar o vinho de RIOJA, comprei uma garrafa do HERAS CORDON safra 2.001, e iniciamos a busca de uma casa de tapas que não nos cobrasse a rolha. Breve pesquisa, três casas depois elegemos a melhor onde deveremos voltar para o jantar.
Foto= Cansado até a sombra
Minhas pernas e meus pés doem só até o momento da ducha, quando digo que ai deixo de ser peregrino e volto a ser gente novamente, não há creme, nem massagem que substitua o banho quente, o escorrer da água quente pelos músculos é reconfortante, parece fazer uma cama aconchegante que consegue devolver tudo recomposto ao seu lugar, dando até vontade de retomar a caminhada.
Amanhã cedo o LUCA pega a sua bicicleta para com ela fazer o trecho até BURGOS onde encontrará seu pai que se aposenta e no caminho faz a passagem do bastão da empresa e ele e seu irmão passam a gerir a secular empresa da famíla.
FOTO BAR DE TAPAS DE L OGROÑO NA CALLE LAUREL LUCA DUAS ITALIANAS E O ESPANHOL QUE JÁ ESTEVE NO BRASIL PROVANDO O CHA DE SANTO DAIME
Tomamos o vinho comprado à tarde , que segundo o vendedor foi o vinho que João Paulo II – o Papa Peregrino – tomou quando visitou a Espanha e nela percorreu o ultimo tramo do Caminho do Monte do Gozo a Santiago,
Realmente o vinho é fantástico. Lamentei ter comprado só uma garrafa, mas tenho certeza que poderei repetir esse encontro.
FOTO MONUMENTO AO PEREGERINO EM LOGROÑO EM FRENTE À CAMARA DO TURISMO DE RIOJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário