VIGÉSIMO OITAVO DIA PARTE I
25/06/2.010 – SANTIAGO – FINISTERRE
Saímos cedo, JUAN mais cedo ainda, irá a FINISTERRE a pé – ele continua a nossa fantasia de menino, nós deixaremos de ser meninos e voltaremos a ser homens em poucas horas, ele , ele continuará a ser menino por mais sete dias, três para ir , mais quatro para voltar, ele enfrentará moinhos de vento, montara seu Roncinante, e nós, nós voltaremos a ser adultos.
FOTO CRUZEIRO EM FINISTERRE
.Sentimos de JUAN uma saudável inveja. José chora no ombro de Juan, derrama em seus ombros as lágrimas do menino que não quer abandonar a fantasia, que ainda tem muita vontade de entoar nosso hino de guerra, que eu , como no dia da minha formatura, ou no dia do casamento meu ou dos meninos, não quer que a noite se acabe, há nele o medo da carruagem se transformar em abóbora e seus corcéis se em peludas ratazanas.
Tenho receio da dura realidade de aposentados que todos devemos voltar a enfrentar quando esse dia acabar
Alugamos um carro , afinal em três, sai mais barato a eles voltar para casa de carro do que de trem e de ônibus , além é claro de ser muito mais rápido e cômodo pois podem entregar o carro em LOGROÑO. Sem um mapa nas mãos e confiando somente nas informações recebidas, pegamos a estrada que margeia o litoral, linda, mas muito mareante, e acabo ficando meio enjoado e estava quase a vomitar quando JESUS me ofereceu a oportunidade de dirigir o carro.
VIGÉSIMO OITAVO DIA PARTE II
FINISTERRE traduz muito do caminho, seu farol era considerado o fim da terra, daí o nome.O ponto mais ao ocidente da Europa, a rigor olhamos para o mar que faz divisa com o BRASIL. Hoje com a neblina da terra não se via a água do mar, mas e sabia que do outro lado do oceano Dudu continuava a zelar por Stellinha e seu inabalável sorriso, que a Lourdes saudosa, aguardava a hora de embarcar, que o Rafael e a Carol, o Renan e a Patrícia dormiam o sono dos justos enquanto esperavam novas notícias de além mar.
FOTO QUEIMANDO AS ROUPAS VELHAS EM FINISTERRE
Queimar as roupas velhas é como abandonar definitivamente os brinquedos de menino, é definitivo, não tem volta,é como abandonar a Terra do Nunca sem ter novas doses do pó de prlimpimpim.
Fotos fantásticas apesar da neblina
FOTO DESPEDIDA DOS AMIGOS COM A CATEDRAL AO FUNDO
De chinelos novos comprados em Santiago quando a vergonha foi menor do que a dor que eu sentia, no almoço tirei os sapatos e quase não consegui recolocá-los,a dor era tamanha que parei em frente à primeira loja de calçados e comprei um novo par de chinelos.
Em FINISTERRE , de chinelos,as bolhas quase desapareceram, creio que mais um ou dois dias elas me abandonam de vez , ficarão ainda as cicatrizes, como marcas indeléveis conquistadas nas longas batalhas dessa peregrinação que cortou a Espanha de leste a oeste, mas não sentirei saudades das bolhas ou das suas dores insuportáveis...
FOTO AO LADO DA BOTA DE BRONZE EM FINISTERRE
No retorno consultei os mapas, anotei as estradas e as cidades e uma hora e meia depois estávamos de volta a Santiago despedimo-nos com forte abraço, cheios de emoção,e tendo a catedral ao fundo , unimo-nos no nosso ultimo e definitivo grito de guerra.
Foto : Co m LUIGI de chinelos vinte e oito dias depois , por puro acaso, ou por providencia Divina numa das ruas de Santiago
Volto à Catedral de Santiago e no bar em frente à fila do abraço assisto ao jogo do Brasil e Portugal, empate de zero a zero.Lourdes embaraçando e eu num barbeiro aparando a barba curtida nesses últimos dias e com ela os últimos resquícios de uma fantásticas fantasias, volto a ser homem, deixo de ser menino,compro as flores para a minha Dulcinéia que está chegando amanhã no aeroporto de Santiago, e com ela conhecerei os campos de Espanha , seus moinhos de vento, que hoje geram energia eólica e começarei a viver outros sonhos.
FOTO BUQUÊ DE FLORES PARA A CHEGADA DA LOURDES
Amanhã será outro dia.
Maravilhoso
Melhor do que hoje
Amanhã encontro com ela
A razão dos meus sonhos
Amanhã começo a escrever
Os caminhos dos nossos sonhos.
Peregrinação a pé a Santiago da Compostella realizada em junho de 2.010 partindo de Saint Jean Pied Port detalhando as diversas etapas , preparo e motivação para a sua realização.
Graciano Rattis dos Santos Filho
- Graciano Rattis dos Santos Filho
- Engenheiro aposentado 55 anos casado pai de três filhos.Realizei a peregrinação em JUNHO de 2.010 em 28 dias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Graciano,
ResponderExcluirTeu blog é muito bonito. Como consegues que as fotos fiquem grandes???? Minhas fotos sempre ficam pequenas, mesmo que eu coloque que as quero no tamanho maior. Pagas alguma coisa pelo teu blog? Abraço.
Olá Graciano...parabéns pela chegada LÁ...pela coragem de enfrentar as alegrias e dificuldades desse caminho mágico e maravilhosos...pelas bolhas inesquecíveis e marcantes...pelo blog.
ResponderExcluirCumprimento-o como peregrina que fui e serei para sempre.
Buen Camino de volta à rotina...!
Abraço!
É um belo registro dessa longa e fervorosa peregrinação. Parabens
ResponderExcluir