Graciano Rattis dos Santos Filho

Minha foto
Engenheiro aposentado 55 anos casado pai de três filhos.Realizei a peregrinação em JUNHO de 2.010 em 28 dias

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DÉCIMO QUINTO DIA PARTE I

11/06/2.010 –CALZADILLA DE LA CUEZA – BERCIANOS DEL REAL CAMIÑO

Tênis totalmente molhado, nem mesmo o GORO TEX resiste a umidade após 33 quilometros de caminhada na chuva, cinco bolhas nos pés.

O jantar dos peregrinos preparado pelas hospitaleiras foi ótimo, com direito a salada mista e paella, cantoria antes da sobremesa e uma farra na hora de lavar a louça com todo o mundo ajudando.



FOTO TRES APOSENTADAS GAUCHAS MAGRA ZEZE ,ZÉLIA E REGINA DO CAMINHO

No quarto três brasileiras , uma gaúcha – MAGRA ZEZE, ZELIA e REGINA de Florianópolis que me ajudaram a lavar a louça e depois na cantoria, verdadeiro desafio entre os espanhóis e italianos, ponteado por coreanos e brasileiros, os alemães, apesar de provocados permaneceram calados.

Farão a caminhada em etapas mais curtas pois marcaram com outra brasileira de se encontrar dentro de três dias em Léon e como eu passarei por lá dentro de dois dias provavelmente não nos veremos mais.

Hoje a chuva deu uma folga e o tempo clareou, valeu-me Santa Clara- lembrei do Renan quando menino nas nossas férias de verão, na praia em Ubatuba – para espantar as previsões de chuva, colocava um ovo no telhado da casa e rezava uma Ave Maria para Santa Clara, e para ela cantava , Santa Clara clareai ..

Ventou muito e em pouco tempo, mesmo sob a minha vigília e de um bando de peregrinos toda a roupa dos últimos três dias secou.

Aprendi com os outros peregrinos a acelerar a secagem das botas, enfiando dentro deles folhas amassadas de jornal velho. O processo é simples. Coloca-se folhas amassadas de jornal, soque-as no fundo das botas, retira-se o jornal , agora úmido, e se repete o processo por mais quatro ou cinco vezes. Funciona em pouco tempo está quase seca, como diria o Dudu, semi-seca.

Vi o jogo da África do Sul e do México,torci tanto pelas cores verde amarela da África que sofri quando cederam o empate ao final do jogo.

Na proximidade de SAN NICOLAS, ainda encharcado de tanta chuva, buscava um café para me aquecer e me deparo com a oferta de uma sopa de alho, típica da região da RIOJA carregada no azeite, nas batatas , nos legumes, na pimenta e na carne de porco, que acompanhadas e duas taças de vinho, da casa , não poderiam ser melhores, espantaram para depois e FINISTERRE o frio, a chuva, a dor e o desânimo.



FOTO PUEBLO A CAMINHO DE MANSILLA DE LAS MULAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário