05/06/2.010 – SANTO DOMINGO DE LA CALZADA – TOSANTOS
A missa foi realizada numa igreja ao lado da Catedral que estava fechada. Igreja quase vazia, só mesmo os mais velhinhos e alguns poucos peregrinos na missa.
Padre jovem, vigoroso no comentário do evangelho,o corpo de Cristo não pode ser apenas uma referência. É uma realidade e assim tem que ser encarada por todos.
Fez um benção especial aos peregrinos.
Na minha oração matinal fiz pedidos especiais para a melhora da saúde do Tio Binho – na realidade tio da minha vizinha em Valinhos e um amigo que aprendi a gostar e que me pediu para rezar por ele na internet e desde então tenho colocado intenções para a melhora da sua saúde em todas as minhas preces.
FOTO DO PAIAÇO KUKO NA CHEGADA A BELROADO
Encontrei pela primeira vez o CARLOS – PAIAÇO KUKO – um jovem de trinta e três anos – a mesma idade de Cristo – não é casado, nem vive com a mãe de seu filho de 4 anos – e que nada planeja , absolutamente nada planeja para o seu futuro e lamentavelmente nada terá.
DÉCIMO PRIMEIRO DIA PARTE II
Falei sobre a mão e sua funcionalidade para estabelecer objetivos para o futuro e entendi que ele nada quer a não ser ser apenas palhaço ou operar malabares, todavia devo a ele a agradável surpresa de TOSANTOS, onde chegamos 6 Km depois de BELROADAO onde eu planejava pernoitar e só não o fiz pela minha teimosia em tentar fazê-lo mudarsua Visão de Futuro
O albergue paroquial fica literalmente na beira da estrada, é de uma simplicidade muito grande, não tem camas nem beliches, é colchonete no chão, sem lençol ou cobertor, mas com uma cerimônia após a ceia realizada no próprio albergue pelo hospitaleiro JOSÉ em conjunto com os demais peregrinos, de fazer inveja a GRANON que segundo os companheiros LUCIO JESUS JUAN e JOSE foi muito emocionante e gratificante.
Na cerimônia todos os peregrinos escrevem seus desejos, que daqui a vinte dias em média, serão queimados como hoje serão queimados os bilhetes escritos pelos peregrinos que por aqui passaram vinte dias atrás, e nessa queima queremos que a fumaça se junte à fumaça do botafumeiro em Santiago e eleve aos céus fazendo chegar a Deus os nossos pedidos no mesmo dia em que estarão chegando em Santiago
A multinacionalidade dos peregrinos, um russo, quatro espanhóis, um austríaco com os tendões ou os ligamentos inflamados, um brasileiro, dois franceses e a forma carismática com que o hospitaleiro José comandou a cerimônia foi brilhante , permitiu que cada um lesse no seu idioma uma parte das duas leituras do antigo e do novo testamento da Bíblia
Fez todos repensarem seus objetivos pelo caminho
DÉCIMO PRIMEIRO DIA PARTE II
Lavei a roupa após o banho e fui comer um bocadilho com vinho RIOJA num bar onde reencontrei LUCIO – aposentado que tem um irmão com câncer em fase terminal , JOSE de que se emocionou com o seu depoimento mas permaneceu reservado, seu compadre e vizinho , com os quais dividi a filosofia da mão e suas cinco vertentes para o estabelecimento de uma visão de futuro, prestaram muita atenção, ficaram impressionados e me animaram a escrever um livro a respeito.
FOTO CHEGANDO A BELROADO MOCHILA AINDA CHEIA
Durante o almoço falei com o DUDU , me emocionei e dividi com eles o motivo da minha peregrinação e sem a mínima vergonha pedi a eles que rezassem pela STELLINHA.
Contei pra eles a história da Bahia e a experiência da mão da Gerencia Regional de Operações do Nordeste da BR. Naquele ano firmamos a Visão de Futuro para os próximos 5 anos e ela previa que a regional seria referencial em termos de qualidade para todo o sistema Petrobras, algo praticamente impossível pois a BR –era um dos braços mais fracos de todo o Sistema Petrobras e contava com poucos investimentos na área de qualidade e para a gestão dos seus processos .
Bom basta dizer que naquele ano a Base de Maceió foi a primeira unidade operacional do Sistema Petrobras a obter a certificação I.S.O. e que serviu de referencial para as demais certificações que se sucederam.
Outra mudança que nos assombrou foi o fato da holding, como prevíamos, ter alterado sua atividade de empresa petrolífera para vir a ser uma empresa de energia.
Amanhã seguirei com os argentinos até seu destino e recarregarei a bateria da minha maquina fotográfica.
No caminho passei por BELROADO, onde havia uma festa popular, com barraquinhas de rua, muita comida, dança, etc.. , acompanhado de CARLOS – passei direto e fui para o posto do correio onde despachei , diretamente para Santiago da Compostela – ao custo de 10 Euros 3 quilos - que me pareceram três toneladas - de roupas e pertences- dentre eles o carregador de baterias da máquina fotográfica do RENAN e também do celular este último por engano, talco para os pés e uma mochila/maleta da CVC o que me deu novas forças para somar outros 6 km à caminhada de TOSANTOS.
Um alívio ao recolocar a mochila com seus três quilos a menos, que alegria.
Me fez pensar como gestos simples podem nos trazer grandes alegrias
Nenhum comentário:
Postar um comentário