Graciano Rattis dos Santos Filho

Minha foto
Engenheiro aposentado 55 anos casado pai de três filhos.Realizei a peregrinação em JUNHO de 2.010 em 28 dias

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

QUINTO DIA PARTE I

Foto = Pateo do albergue da Cruz de Malta em Cizur Menor com Pamplona ao fundo

30/05/2.010- PAMPLONA ( CIZUR MENOR – PUENTE LA REINA
Pela terceira vez encontrei com LUCA e com ele fiz todo o trajeto isso depois de refazer parte dele por estar perdido e me recolocar novamente no caminho. Ele faz o caminho porque vai assumir junto com o irmão a fábrica da família que industrializa tripas para a produção de embutidos.


FOTO COM O PEREGRINO LUCCA EM CIZUR MENOR
Bom papo – mistura danada de italiano, espanhol , português e inglês.Nos encontramos a primeira vez ainda em SAINT JEAN PIED PORT quando a Sra. Maria do Caminho o orientava a não iniciar a caminhada àquela hora da tarde pois o céu anunciava uma tormenta , que acabou acontecendo – depois na igreja de CIZUR MENOR e agora no momento em que eu, com a mochila nas costas, bandeira brasileira desfraldada, ajudava um espanhol a empurrar seu carro que estava sem bateria e que ele também se solidarizou.

No meio da conversa falo sobre a mão que tem cinco dedos e cinco devem os nossos desejos do coração, cinco devem ser as áreas que devemos focar nossos objetivos,e como os dedos da mão , esses objetivos devem ser harmônicos e equilibrados tudo muito,exageradamente simples.
No início um exercício de imaginação
Como imaginamos as nossas futuras gerações daqui a 300 anos. Que rastros deixaremos para o ano de 2310.
Que pegadas nossas serão vistas pelos netos dos netos dos netos dos nossos netos.
Essas pegadas dependerão dos caminhos que seguimos hoje.
Difícil imaginar o que acontecerá nessa próxima era da humanidade, mas pensar que faremos a diferença que queremos para esse mundo é um sonho possível.
Trazemos então o exercício da nossa visão para os próximos 30 anos.
O que imaginamos, o que queremos que aconteça, que visão temos do nosso futuro para o ano de 2.040, quando ele terá pouco mais do que os meus 55 anos e eu estarei comemorando no dia 27 de julho de 2.040 os meus 85 anos de idade.
Netos e bisnetos, novas viagens outras caminhadas.
Essa visão nos abre a mente para o último e definitivo exercício nossa visão para os próximos 5 anos.
O que queremos o que esperamos ver acontecer em junho de 2.015
Para ordenar essa visão vamos dividi-la em cinco áreas específicas como os cinco dedos da mão e teremos uma visão completa do nosso futuro.
Para o polegar estabeleceremos os objetivos relacionados ao dinheiro- não mais que dois – e um só de cada vez :
Pensemos o que queremos TER em junho de 2.015.
Porque objetivos relacionados a dinheiro, ora porque o dinheiro na nossa sociedade é imprescindível.
Muitas pessoas traçam para o seu futuro sómente objetivos relacionados ao polegar mesmo acumulando bens em cima de bens não se sentem felizes, e muitos são os oráculos que listam detalhadamente o seu futuro em função do que você planeja ter no futuro.
Para o indicador estabeleremos os objetivos relacionados ao SABER – ao conhecimento, ao saber, à cultura.
Porque ? Porque se temos dinheiro e não temos conhecimento sua posse é temporária podemos por uma operação errada perder todo o dinheiro acumulado.Digo que sem conhecimento nossos caminhos com certeza se cruzarão com os de pessoas com mais conhecimento, que se apropriarão dos bens e do dinheiro acumulado
Temos dinheiro e conhecimento o que  mais é importante ?
Saúde ! Concordamos de imediato
Para o dedo médio estabeleceremos objetivos relacionados à saúde, como pretendemos manter a nossa saúde, o nosso corpo, a nossa senilidade, porque de nada adianta ter dinheiro e conhecimento se não temos saúde.
Para o dedo mindinho, olhe o anel, a aliança de compromisso e verás que devemos ter objetivos claros com relação à família.
Família são todos que nos cercam, esposa, filhos, amigos e parentes, á comunidade à qual pertencemos, pois é com eles que vamos gastar todo o nosso dinheiro, todo o nosso conhecimento, toda a nossa cultura e também toda a nossa saúde, afinal não vamos ficar para semente mesmo.
Já temos dinheiro, conhecimento, saúde e uma família .O que falta ? Quais os objetivos que temos que estabelecer , o que devemos lembrar ao olhar para o dedo mindinho ?
DEUS.
Sim devemos estabelecer objetivos concretos com relação à nossa religiosidade, ao tempo que dedicaremos a Deus e aos mais necessitados da comunidade que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário