03/06/2.010 – LOGROÑO – NÁJERA
Pela manhã no parque que circunda a cidade de NÁJERA após ter fotografado um esquilo que fazia pose para todo peregrino me encontrei com LUCA já de bicicleta e nos despedimos com a certeza de ter firmado uma boa e duradoura amizade daquelas que a gente sente saudade e relembra os bons momentos dessa peregrinação. À noite ele me havia dado um pulseira comemorativa do ANO JACOBEO 2010 para dá-la ao DUDU como retribuição ao boné que lhe havia presenteado no caminho à EUNATE.
FOTO MARIA HELENA A HOSPEDEIRA DE SALVADOR
Em NÁJERA a hospedeira principal é Maria Teresa sua auxiliar era uma brasileira de Salvador na Bahia. Seu nome Maria Helena trabalhava como voluntária, tentando entender os desejos divinos quando recolheu aos céus seu sobrinho com 23 anos de idade e que convivia com seus dois filhos um delas a menina que neste dia prestava concurso para doutorado na UFBA.
Quero que todos saibam como é bom , no meio do quase nada, perdido entre tantos pensamentos e mergulhado em tantas emoções encontrar alguém que fala a nossa língua, que conhece os mesmo lugares que conhecemos, que já provou os sabores da nossa comida, que aprecia as mesmas bebidas e suas formas de preparar, que valoriza a ardência de uma boa pimenta temperando uma moqueca quentinha com arroz branco e farofa de farinha da feira de água dos meninos...
Minha boa ação a quem nunca vi na vida foi fazer os curativos nas bolhas dos pés de um peregrino alemão – MICHAEL – que com certeza não mais verei no caminho , mas que espalhará pelas próximas etapas a necessidade de ajudar ao próximo sem esperar qualquer benefício em troca.
Um pequeno detalhe é muito difícil a gente fazer curativos nos nossos próprios pés. A posição é muito incômoda, a visão é dificultada, a nossa sensibilidade reduz bastante, as costas doem, os joelhos puxam, as pernas adormecem e as mãos tendem a fraquejar machucando ainda mais as feridas já abertas.
FOTO Crucifixo na parede do albergue de Najera
Depois tem a agulha, a linha, os óculos e angústia aprimorada pela miopia que não nos deixa firmar o casamento entre esses dois componentes que seguirão juntos mergulhados em BETADINE ( mercúrio cromo com iodo ) numa peregrinação quase às cegas por toda a bolha vazando-a de norte a sul para repousar no fio de uma tesoura que seccionará a linha deixando-a como dreno para a água que se formara no seu interior. Sozinho é realmente muito difícil...
Ele ficou grato e contente e eu mais ainda...
Foto Crucifixo no Museu de Sto Domingo de La Calzada
Pra encerrar o dia me encontrei também com ISHIKAWA – meu amigo japonês – que padecia com suas bolhas ( aqui eles chamam de AMPOLHAS ) e a quem também ajudei refazendo seus curativos.
FOTO IMAGENS DE SANTIAGO NO MUSEU DA CATEDRAL DE SANTO DOMINGO DE LA CALZADA
NONO DIA PARTE II
SABES QUE TIENES ALAS ?
Tenemos sueños, queremos resultados, pero no estamos dispuestos a correr riesgos, nos conformamos con lo que tenemos, creemos que es lo único y posible.
¿Sabes que puedes volar?
¿Y que es volar?
Es comenzar por tener un sueño.
Es estar comprometido con los sueños.
Es tener confianza en si mismo.
Es aceptar lo que no se puede cambiar.
Es saber cambiar el tiempo.
Es volver a empezar.
Es reconocerme en mis logros.
Es reconocer que me equivoqué y pedir perdón.
Es reconocer que detrás de cada acierto puede haber muchos fracasos.
Es enamorarse de lo que uno hace.
Es no postergar y hacer algo ahora.
Es darse cuenta de que estás eligiendo a cada momento.
Es reconocer las propias debilidades y fortalezas.
Es no parar jamás hasta conseguir los sueños.
Es saber con que fin hacemos las cosas.
Es no mirar hacia atras.
Es actuar con entusiasmo.
Es transitar caminos desconocidos.
Es probar hacer algo que nunca hicimos.
Es probar hacer algo de una manera diferente.
Es saber que no estamos solos.
Es no rendirse jamás.
Es disfrutar de cada momento
Es disfrutar del tiempo libre.
Es accionar ya.
Es inventar un nuevo paso de baile cuando el anterior no funciona.
Es pensar en positivo.
Es tener las metas claras.
Es tener perseverancia en la búsqueda que deseas.
Es estar preparado para ver la oportunidad.
Es desarrollar la creatividad.
Es utilizar la imaginación.
Es recomenzar con el mismo entusiasmo.
Es tener la paciencia necesaria.
Es tener claridad en el propósito.
Es dejar una huella para que otros puedan seguirla.
Es arriesgar.
Es hacer cosas nuevas todos los días.
Artigo publicado no Mundicamino periódico destinado a divulgar o Caminho de Santiago
Pela manhã a Dona Maria Teresa – hospitaleira de NAJERA – me respondeu , aliás como responde a todos – de forma grosseira a uma pergunta e essa pedra solta no caminho lhe foi devolvida com a mesma intensidade, ora no lo és porque non puedo comprar la buela de cristalo, o que a fez repensar na sua atitude com relação às demais pessoas, mas me arrependi mesmo sabendo que naquele momento ela deveria ser repreendida pois a todos estava maltratando com seu mau humor , e a abracei fraternalmente pedindo minhas desculpas pela forma deseducada como a tratei.
Contei a Luca a história da minha mudança para a a Bahia e a minha experiência em estabelecer Visões de Futuro tanto para a família como para a empresa.
Nessa época trabalhava na BR - PETROBRAS DISTRIBUIDORA e havia me mudado para Salvador na Bahia havia pouco menos de três meses depois de morar dois anos no que os meninos julgavam ser o paraíso na terra, e tenho que confessar naqueles dias todos odiavam estar morando na Bahia afinal não tinham os amigos antigos, estavam longe de todos os primos, tias e avós e ainda não tinham estreitado laços com os bahianos.
Na BR implantávamos a gestão pela Qualidade Total e por conta disso eu lia muito a respeito de mudança de comportamental, e dos diversos cursos e palestras muitos forma os livros recomendados e devorados nas intermináveis horas de vôo e de salas de espera em aeroportos
Um em especial , A Lei do Triunfo de Napoleon Hill , e aqui abro um parêntese :
|
|
Napoleon Hill
Napoleon Hill nasceu em 26 de outubro de 1883, foi um escritor americano pioneiro do gênero de literatura sobre sucesso pessoal, também chamado de auto-ajuda. Seu mais famoso livro, Think and Grow Rich (Pense e Enriqueça), é um dos maiores bestsellers de todos os tempos.
Nasceu pobre na cidade rural de Pound, na Virginia. Sua mãe faleceu quando tinha dez anos de idade. Seu pai casou novamente dois anos depois. Aos 13 anos começou a vida como repórter para jornais de cidades pequenas da região. Usou seus ganhos como repórter para entrar para faculdade de direito, mas teve que desistir por razões financeiras.
Em 1908, teve a oportunidade de entrevistar Andrew Carniegie, empresário, filantropista, fundador da Carniegie Steel, hoje US Steel, um dos homens mais ricos do seu tempo. Napoleon Hill descobriu queCarniege acreditava que o sucesso era uma fórmula que poderia ser aplicada a qualquer pessoa.
Impressionado com Napoleon Hill, Carnigie o incumbiu (sem remuneração, apenas com cartas de referência) de entrevistar mais de 500 pessoas, muitas delas milionárias, com o objetivo de descobrir e publicar a fórmula do sucesso.
Como parte do trabalho, Napoleon Hill entrevistou muitas pessoas mais famosas de seu tempo, incluindo: Thomas Edison, Alexander Graham Bell, George Eastman (da Eastman Kodak), Henry Ford,John Rockfeller, Theodore Roosevelt, Willian Taft (27º Presidente dos Estados Unidos) e Woodrow Wilson (28º Presidente dos Estados Unidos). O trabalho durou mais de vinte anos, durante o qual Napoleon Hill tornou-se conselheiro pessoal de Carniege.
A fórmula para o sucesso de Napoleon Hill e Carniegie foi publicada inicialmente no livro The Law of Success (”A Lei do Triunfo”).
De 1919 a 1920, Napoleon Hill foi o editor da Revista Hill´s Golden Rule.
Em 1930 publicou “The Ladder to Success”.
De 1933 a 1936, foi conselheiro voluntário do Presidente Franklin Roosevelt.
Em 1937, Napoleon Hill divulgou sua fórmula de sucesso em seu mais famoso livro: “Pense e Enriqueça” (Think and Grow Rich), que ainda é publicado em várias línguas e vendeu mais de trinta milhões de exemplares.
Em 1939, Napoleon Hill publicou como “How to sell your way through life” e em 1953, “How to Raise your Own Salary”.
De 1952 a 1962 Napoleon Hill trabalhou com W.Clement Stone, proeminente empresário, filantropista, presidente da seguradora Combined Insurance Company of America para ensinar a filosofia de conquistas pessoais de Stone (”Philosophy of Personal Achievement”) e proferir palestras sobre a ciência do sucesso. Como resultado do trabalho com Stone, ele publicou em 1960 “Success Through a Positive Mental” (As Chaves para o Pensamento Positivo).
Napoleon Hill faleceu em 8 de novembro de 1970, na Carolina do Sul, e em 1971 foi publicada sua obra post-mortem: You Can Work Your Own Miracles (”Você pode fazer os seus milagres”.
O artigo deste post é uma tradução livre de sua biografia da Wikipédia.
Frases de Napoleon Hill
Conhecimento não tem valor exceto pelo que pode ser ganho pela sua aplicação.
Um objetivo é um sonho com prazo.
Educação vem do interior; você obtém com luta, esforço e pensamento.
Todas as façanhas, todos abastados, têm seu início numa idéia.
Qualquer idéia, plano, propósito deve ser colocado na mente através da repetição de pensamentos.
Não espere: tempo nunca vai dizer ‘agora já’.
Começe onde parou, e trabalhe com as ferramentas que você estiver à sua disposição, e melhores ferramentas serão encontradas à medida que você progredir.
Ação é a medida real da inteligência.
Valorize suas visões e sonhos como se fossem filhos de sua alma, os objetivos de suas conquistas.
Desejo é o ponto inicial de toda conquista, não uma esperança, não um pedido, mas um interesse pulsante de desejo que a tudo transcende.
Esforço só liberda toda recompensa quando uma pessoa recusa-se desistir.
Grandes conquistas normalmente nascem com grande sacrifício, e nunca é resultado de egoísmo.
Toda pessoa que vence num empreendimento deve ter desejo de cortar todas as fontes de recuo. Apenas fazendo isso, pode-se estar deguro de manter o estado da mente como um ardente desejo de vencer-essencial para o sucesso.
Idéias são o ponto de início de todas as fortunas.
Se você não pode fazer grandes coisas, faça pequenas coisas num grande estilo.
Assim como seus olhos precisam de luz para ver, sua mente precisa de idéias para conceber um plano.
Sempre foi minha crença que um homem deve dar o melhor de si, inobstante o quanto ele recebe por seu trabalho, ou número de pessoas ele está servindo ou a classe de pessoas servidas.
Filosofia do Sucesso
Se você pensa que é um derrotado, Você será derrotado. Se não pensar “quero a qualquer custo”, Não conseguirá nada. Mesmo que você queira vencer, mas se pensa que não vai conseguir, A vitória não sorrirá para você.
Se você fizer as coisas pela metade, Você será um fracassado. Nós descobrimos neste mundo Que o sucesso começa pela nossa intenção E tudo se determina pelo nosso espírito.
Se você pensa que é um malogrado, Você o será. Se você almeja atingir uma posição mais elevada Deve, antes de obter a vitória, Dotar-se da convicção de que conseguirá Infalivelmente.
A luta pela vida, nem sempre é vantajosa; Nem aos fortes, nem aos espertos. Mais cedo ou mais tarde, Quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente: Eu conseguirei.
Napoleon Hill
l
Agregando a Filosofia da Mão aos conceitos da Lei do Triunfo de Napoleon Hill, numa tarde do mês fevereiro , onde eu e os meninos e a Lourdes não tínhamos qualquer compromisso convidei-os para fazer um exercício iniciado com a distribuição de uma folha de papel em branco e uma caneta a cada um, fiz um breve resumo da Filosofia da Mão e da Lei do Triunfo e então começamos o exerc´cio , não sem uma relutância dos meninos que não queriam fazer o exercício.
Por unanimidade iniciamos listando um objetivo para a família
Dudu, comece : Voltar a morar no Rio de Janeiro ou para São Paulo até o final do ano.
De acordo , objetivo claro e bem específico, escreve então .
Lourdes – Também pode ser o mesmo ? Sim ! Anote !
Rafael também .Ok !. Escreve então !
Renan – Também e o seu pai , qual é ?
Voltar a morar em São Paulo ou no Rio de Janeiro até o final do próximo ano
Próximo objetivo . : Saúde
Rafael : Ganhar uma medalha de ouro na natação
Bom, todos os outros meninos repetiam o mesmo objetivo e assim sucessivamente os objetivos forma sendo listados
Ganhar um Mega Drive ( vídeo game )
Viajar para a Dineylandia até o final do próximo ano...
Ir à missa todos os domingos.
Para o conhecimento : Iniciei com Ler pelo menos quatro livros por mês até o final deste ano.
Como viajava muito para inspeções e visitas a clientes e instalações em todo o nordeste do Brasil eu chegava a ler oito livros num único mês.
Dos meninos + Ler pelo menos um livro por mês até o final do ano
A maioria das pessoas só aprende as lições da vida, depois que a mão dura do destino lhe toca no ombro Há sempre fartura de capital à disposição dos que podem traçar planos práticos
para serem levados a efeito. Estar juntos é um começo; continuarmos juntos é progresso, trabalhar em conjunto é sucesso. A regra de ouro significa, substancilamente, fazer aos outros apenas aquilo que desejaríamos que os outros nos fizessem, se estivessem em nossa situação. Todo pensamento emocionalizado, unido à fé, tende a se realizar, a se materializar.
Napoleon Hi
A regra seguinte era que depois de lido os objetivos de cada um, todos deveriam fazer essa leitura diariamente e em voz alta.
O Dudu para facilitar, colou a sua lista de objetivos para os próximos anos, na porta do seu armário de roupas e muitas foram as manhãs em que eu ouvia o Dudu abrir o seu armário ler seus objetivos, Voltar para São Paulo ou para o Rio até o final deste ano, ir para a diney,ganhar uma medalha de ouro na natação, ler pelo menos um livro por mês, ir a missa e pumm batia a porta do armário, escovava seus dentes, pegava sua mochila e rumava para a escola.
Basta dizer uma coisa , antes do ano acabar surgiu uma oportunidade e fui transferido novamente para São Paulo.
Mudamos, antes do final do ano, aliás como todos queriam e queriam muito, para Campinas a 80 Km da Capital e na mudança trouxemos o armário , sua porta e na porta os objetivos do Dudu. Anos depois, quando construímos nossa nova casa em Valinhos a 10 Km de Campinas, montando novamente o armário do Dudu, na sua porta a lista dos seus objetivos e fui conferir, todos eles, sem uma única exceção forma cumpridos inclusive aqueles que pareciam ser impossíveis como ir a Disney, o Dudu ganhar uma medalha de ouro na natação , para o Rafael , que chegou a bater o campeão baiano numa competição no Clube Português isso era fácil, mas para o Dudu e para o Renan quase impossível , mas que nada , todos eles trouxeram da Bahia uma medalha de ouro na natação para casa.
Incrível, realmente incrível...
|
|
|
|
|
Foto Eu e o Ishikawa agora com as bolhas curadas em Nájera
Nenhum comentário:
Postar um comentário