10/06/2.010 – POBLACION DE CAMPOS – CALZADILLA DE LA CUEZA
Às duas palavras do dia chuva e vento acrescento mais duas: saudades e saudades.
O dia como ontem começou às 5:50 h da madrugada,e as minhas botas em pouco tempo já estavam completamente encharcadas de água, que entrava pelos furos na sua sola e se despediram de mim , deram adeus ao caminho em CARRIÓN DE LOS CONDES com um rito de despedida que lhe deu direito a uma foto junto com a mochila eu e a bandeira do Brasil.
FOTO SOLENIDADE DE DESPEDIDA DAS BOTAS DETALHE DA ROUPA CHUVA QUE É UMA SAUNA AMBULANTE
Para substituí-las um par de tênis, com GORO TEX , protege contra a umidade, novinho em folha , igualzinho ao que meus amigos espanhóis estavam usando, dois números acima do normalmente utilizado, comprados numa loja que tive que esperar duas horas para abrir, usadas com duas meias, uma fina outra específica para o caminho, um par de meias novinhas em folha , mais secas do que algodão de enfermaria ,pés super secos, embalados em vaselina e mesmo assim, mesmo assim as bolhas apareceram com vontade de arrancar o couro dos dedinhos, e de seus parentes próximos.
DÉCIMO QUARTO DIA PARTE II
Aos apaixonados, para aqueles que se comprometem até a morte com suas coisas e com elas faz um pacto de fidelidade, um conselho, botas velhas são ótimas, amaciadas são perfeitas, seus pés se sentem como se estivessem num salão de baile forrado de madeira de primeira perfeitamente polida e encerada, furadas são completamente diferente, atuarão como seu inimigo íntimo, dormem do seu lado espreitando o momento em que vão te ferir mortalmente.
Já botas novas são como botas novas, só consigo arrumar uma comparação, novas paixões, elas vão te ferir com toda a certeza, o que resta saber é quão profunda vai ser a sua dor, quantas serão as bolhas, porque elas virão , pode ter certeza disso, afinal além do seu sobrepeso normal você vai levar ainda alguns quilos a mais na sua mochila e ela também vai aumentar a força da rotação do seu corpo e essa rotação vai forçar os teu joelhos e se eles resistirem vão transferir esse esforço aos seus tornozelos que se resistirem transferirão esse esforço será transferido para a sola e os dedos dos seu pés.
Se as botas estão acostumadas a esses movimentos, principalmente aos rotacionais ótimo, elas transferirão essa rotação ao solo caso contrario elas se oporão ao movimentos e ai o atrito entre o couro da bota será transferido para as meias e delas para os pés, entendeu, não ? fácil não é ,mesmo ?. E aí bolhas, se tiver água melhor ainda pois a pele superhidratada resiste mais ao atrito, e sabe como é, pele mole em meia dura ...
Em CARRION DE LOS CONDES assisti uma missa no monastério de Santa Rita, uma única pessoa na igreja além de mim e de uma dúzia de freirinhas enclausuradas no fundo da capela e mesmo assim me emocionei muito quando pedi a Deus pela Stella e pelo Dudu.
FOTO VARAL IMPROVISADO PARA SECAR AS ROUPAS AO LADO DO BELICHE DEVIDO A CHUVA TORRENCIAL
DÉCIMO QUARTO DIA PARTE III
Na Espanha o horário do comércio é muito diferente, abre as 10 fecha as 14 reabre as 17 e volta a fechar as 22, cheguei na cidade as 9 portanto tenho ainda uma hora para visitar a catedral de Santiago , que por azar só abre as 11 h. Paciência, apesar do frio e do vento o jeito é voltar à loja dos tênis e aguardar a sua abertura uma vez que na cidade não há outra loja de calçados .
Frio, vento e ainda tenho 17 km para chegar ao meu destino, meias e botas completamente encharcadas, inclusive a forração de pele de carneiro,faço pegadas na calçada seca sob a marquise para tentar inutilmente secar os pés
Ao abrir a loja um espanhol mal educado me passa a frente .Minha boa ação é permitir que ele o faça sem reclamar.
Tênis novo sempre aperta os pés acostumados com as botas amaciadas e com esse não foi diferente . Zero bolhas e 100% de frio e encharcado, mochila, segunda pele, camiseta, cueca,calça, só as meias novas se salvaram. Fico contente com a boa aquisição.
Albergue com água quentíssima e hospitaleiro do Brasil , mais precisamente de Guarulhos,há três meses no albergue, banho tomado, volto a ser gente, calço minhas havaianas,lavo minhas roupas e não tenho onde estendê-las, pois lá fora, chove copiosamente.
Improviso um varal entre a escada e a parede das duchas do albergue e estendo toda a minha roupa.
Ao ligar para a Lourdes soube que ela pretende vir me buscar, começo a planejar um passeio ou para Portugal , ou pela Espanha pelo mar Cantábrico, mas sei que no final cederei à vontade dela, quem sabe vamos a FINISTERRA para o ritual da queima das roupas velhas, dentre elas as meias que hoje se encontram encharcadas.
Voltei a encontrar os meus amigos espanhóis dos quais havia me separado para a compra do tênis em CARRION DE LOS CONDES.
Amanhã planejamos mais 33 km a BERCIANOS DEL REAL CAMIÑO é uma etapa e tanto, com chuva ou com sol , prefiro a segunda alternativa, pois sei que as minhas poucas roupas não secarão totalmente a pesar da qualidade do varal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário